Odontologia

Odontologia – Conceito, Saúde e Estética e como a Odontologia pode nos beneficiar e trazer mais Saúde e Beleza

By 15 de maio de 2019 No Comments

Odontologia é a ciência que estuda e trata o sistema mastigatório, englobando a cabeça, pescoço, abrangendo, inclusive, os ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos.

O cirurgião-dentista é o profissional da odontologia, mas popularmente mais conhecido como dentista – ou até mesmo odontólogo. O dentista atua na prevenção de doenças dentárias. Com sua formação, pode atuar em diversas áreas da saúde, como a estética (dentística) e reabilitação oral, como a prótese dentária e mais recentemente com a implantodontia.

Especialidades da Odontologia

Além disso, há diversas atividades em especialidades como prótese dentária, endodontia, periodontia, ortodontia e ortopedia facial. Há também implantodontia, cirurgia bucomaxilofacial, disfunção temporomandibular e dor orofacial, odontogeriatria, dentística, prevenção e odontopediatria.

Clinica Odontológica Porto Alegre

Odontologia – Saúde e bem-estar!

A odontologia está diretamente relacionada à saúde e ao bem-estar. Apesar disso, muitas pessoas acabam deixando a saúde bucal de lado, lembrando apenas dos exames de rotina mais comuns, das atividades de lazer e da alimentação. Porém, é necessário considerar que a odontologia interfere diretamente no nosso dia a dia e na nossa saúde. Por isso, é fundamental que as pessoas passem a incluir os tratamentos dentários, consultas com dentista e check-ups em sua rotina.

Cuidar da saúde bucal também é cuidar da saúde em geral. A recomendação dos dentistas é que as consultas sejam realizadas a cada seis meses. Apesar disso, as pessoas evitam a ida ao dentista. Porém, infecções na boca que não são tratadas, podem atingir outros órgãos do corpo e, assim, gerar outros problemas e complicações.

Conheça nossa Especialidade Check-up Digital

Nosso bem-estar e a saúde bucal estão diretamente ligados. Além disso, a estética também acaba sendo envolvida. Devido a isso, a procura por tratamentos odontológicos estéticos tem aumentado, como clareamentos dentais, preenchimentos faciais e botox.

Normalmente, os pacientes com problemas dentários sofrem com relações pessoais, baixa auto-estima e relações profissionais, inclusive. Portanto, cuidar da saúde bucal e da estética do nosso sorriso é buscar sentir-se bem consigo mesmo.

Uma higiene bucal correta, por exemplo, depende muito de cuidados básicos que são indicados e ensinados pelo dentista na consulta. Porém, muitas vezes são deixados de lado, devido à correria do dia a dia. O uso diário do fio dental, da escovação correta e do enxaguante bucal como complemento deveria ser hábito, mas muita gente chega à consulta sem nem saber ou executar o básico.

Odontologia Porto AlegreOdontologia desde criança

Nossa relação com a saúde bucal e a odontologia deve começar desde cedo. Os pais devem orientar e ensinar os cuidados com a higiene bucal quando os filhos ainda são pequenos. Antes disso, a limpeza das gengivas e dos primeiros dentinhos do bebê deve ser feita pelos pais.

Além disso, a primeira consulta com o odontopediatra também deve ser inserida, assim, a criança já se acostuma com o ambiente do consultório e insere a consulta em seus hábitos desde bebê.

De uma forma geral, a odontologia só traz benefícios para a nossa saúde. Portanto, é muito importante ressaltar isso e incluí-la cada vez mais em nossas rotinas.

Agende sua consulta agora mesmo!

Deixe um comentário