Clareamento Dental Laser

Manchas nos Dentes? Cuidados com alguns alimentos.

By 15 de maio de 2019 No Comments

Sabia que alguns alimentos que consumimos diariamente podem causar Manchas nos Dentes ou amarelar nossos dentes? Alimentos que possuem pigmentação excessiva, como o café e o suco de uva, ou alimentos muito ácidos, como frutas cítricas e as bebidas alcoólicas são alguns deles. Quando juntos, esses dois alimentos podem causar ainda mais manchas.

Conheça a Especialidade da Clínica Odontológica Clareamento Dental Laser

Mancha nos Dentes

Manchas nos Dentes através da penetração do esmalte dental

A dentina é responsável por proporcionar a cor aos dentes. É um tecido que fica localizado logo abaixo do esmalte dental, que é a camada mais externa e protetora. Portanto, devido aos fortes pigmentos desses alimentos, acontece a penetração nesse esmalte, o que acaba causando as manchas. Outra causa é a acidez de alguns alimentos. Essa acidez contribui para a desmineralização do esmalte, o que torna a superfície mais porosa e, assim, mais sujeita a manchas.

E o café, mancha os dentes?

O café, que é tão querido por muitos, pode causar esse amarelamento dos dentes, por ser muito pigmentado e ácido.

Os alimentos ácidos também podem causar manchas nos dentes, pois quando consumidos com frequência, tornam o ambiente bucal ácido, que acaba potencializando a captação de pigmentos. Quando essa acidez é liberada, ocorre a desmineralização da superfície do esmalte. Isso normalmente é corrigido pela própria saliva, que tem ação remineralizadora e devolve alguns minerais como cálcio, fosfato e flúor aos dentes.

Outros alimentos pigmentados que também podem causar manchas nos dentes:

  • Chá
  • Açaí
  • Beterraba
  • Vinho tinto
  • Molho de soja (Shoyo)
  • Catchup
  • Mirtilo (Blueberry)
  • Suco de uva
  • Refrigerante

Entre em contato com a Clínica e agende sua avaliação!

Mas, caso você seja apaixonado por um cafezinho ou por esses outros alimentos que citamos, confira 3 dicas de cuidados que podem ajudar a evitar ou diminuir essas manchas:

Escove os dentes logo após o consumo! Esse é o melhor jeito para evitar manchas nos dentes, já que o corante é removido rapidamente da superfície dentária.
Bochecho com água: se não puder escovar os dentes logo após ingerir ou tomar algum desses alimentos ou bebida. Essa medida já ajuda a evitar que o corante ou a acidez fiquem na boca.
Alimentos detergentes, como maçã e pera, que ajudam a limpar superficialmente os dentes durante a mastigação!

Deixe um comentário