sorriso perfeito e super saudável

Cirurgia de Sisos

Você sabe quando é necessário fazer a Cirurgia de sisos?

Os sisos, conhecidos também como terceiro molar, emergem geralmente entre os 16 e 20 anos. No entanto, é comum que irrompa depois dos 20. Há, também, episódios em que o dente do siso não erupciona, permanecendo incluso. Existem casos de pacientes que nunca apresentam os dentes do siso, por não possuírem o seu germe dentário.

Acesse nosso Instagram

Muitas vezes não há espaço suficiente na boca para acomodar os Cisos.

Isto pode fazer com que fiquem inclusos (presos embaixo do tecido gengival) e assim ser necessário a Cirurgia de Sisos

Na cavidade bucal, há quatro dentes do siso, sendo dois superiores e dois inferiores. Eles são os últimos molares, de cada lado dos maxilares. Como os sisos são os últimos dentes permanentes a nascer, muitas vezes não há espaço suficiente na boca para acomodá-los. Assim, isto pode fazer com que fiquem inclusos (presos embaixo do tecido gengival, por outros dentes, ou osso). Então, se os dentes estiverem inclusos, podem gerar inchaço.

No caso do dente siso que erupciona apenas parcialmente ou nasce mal posicionado, também pode causar apinhamento (quando os dentes se “amontoam” uns sobre os outros), dentre outros problemas. Como os dentes antes dos 20 anos de idade têm raízes menos desenvolvidas e que causam menores complicações, é recomendável que entre 16 e 19 anos os pacientes tenham seus dentes examinados e assim verificar se precisam ser removidos através de cirurgia.

Entre em contato pelo Whatsapp

O que acontece se ficar dentro do osso (não erupcionar)?

Cirurgia de sisosPode produzir reabsorções de dentes vizinhos, transtornos dolorosos ao paciente e possíveis degenerações (lesões císticas).
Situação de risco de reabsorção da raiz distal do segundo molar. Assim, possivelmente levando este a perda de vitalidade, apinhamento dos dentes anteriores, sofrer degeneração cística, evolução para ameloblastoma.

O que acontece se erupcionar parcialmente?

A erupção parcial ocorre geralmente por falta de espaço na arcada ou pela posição horizontal do dente. Ambos os casos dificultam a erupção, ocorrendo, dessa forma, a erupção parcial do siso. Esse quadro pode provocar gengivites (inflamação da gengiva), abscessos na região, irritação local, dor e edema.

Quando é indicada a extração do siso (Cirurgia de sisos)?

A sua extração está indicada na ausência de espaço para a erupção. No posicionamento horizontal do siso e nos quadros de dor. Por indicação ortodôntica e quando se inicia a erupção; e esta não se completa, ou seja, há erupção parcial do siso. Quando se faz a extração de um Siso. Provavelmente terá que ser feita a extração de ambos os sisos do mesmo lado. Isto é, do superior e do inferior.

Como são extraídos os dentes do siso?

A extração do dente do siso é realizada em Clínica Odontológica, com anestesia local e, então, se for necessário, pode-se fazer uso de sedação. Durante a consulta de avaliação o paciente irá discutir com o cirurgião; o que é mais indicado para o seu caso. Além disso, irá receber orientações valiosas sobre nossos protocolos pré e pós-cirúrgicos. Seguidas essas recomendações o período inicial de recuperação torna-se muito mais confortável e gira em torno de 48 horas.

Harmonização Facial
Check-up Digital
Preenchimento Facial

Quer saber mais informações sobre Cirurgia de Sisos?
Entre em Contato.

Entre em contato com nossa Clínica Odontológica.