Aplicação de Toxina Botulínica

A toxina botulínica, ou botox, como também é conhecido, é produzida por uma bactéria, a Clostridium botulinum. A substância é usada para paralisar os músculos responsáveis pelas linhas de expressão. Na verdade, apesar de conhecida como botox, esse é o nome dado a uma das marcas (dentre outras) que fabrica a toxina. Portanto, o termo correto mesmo é toxina botulínica.

Harmonização Facial Porto Alegre

Para que serve a toxina botulínica?

A toxina botulínica serve para melhorar a estética, mas também para tratar doenças dermatológicas e neurológicas. Porém, de algum tempo para cá, ela se tornou mais conhecida e procurada devido aos seus efeitos anti-idade, para a redução de linhas de expressão.

Como a toxina botulínica age?

Quando aplicamos a substância em alguns pontos, geramos uma paralisia controlada dos músculos da face. Essa paralisia ocorre pois a toxina botulínica age como um bloqueador neuromuscular, que impede a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos. Apesar de parecer prejudicial, não há com o que se preocupar: a aplicação controlada da toxina por especialistas não oferece nenhum risco ao paciente.

Como funciona?

O tratamento, que todos conhecemos como botox, consiste na aplicação de pequenas doses da toxina por meio de injeções e em pontos específicos da região que se deseja tratar. A partir da avaliação do médico ou do cirurgião-dentista, o número de aplicações necessárias e os pontos de aplicação são definidos. Já que buscamos sempre os resultados mais naturais possíveis, é muito importante que um especialista faça a avaliação.

Normalmente, não é necessário fazer nenhuma anestesia no local antes do procedimento, nem mesmo é necessário fazer repouso ou recuperação depois. As injeções para aplicação são superficiais, com agulhas bem finas e pequenas, que não causam nenhuma dor aos pacientes.

O procedimento leva em torno de meia hora e normalmente é feito em apenas uma sessão. Após 48 horas os efeitos já podem ser percebidos e costumam durar em torno de 4 a 6 meses. Após esse tempo, conforme o resultado já não for mais aparente, é necessário refazer o procedimento caso queira manter o efeito.

Quais locais pode ser aplicado?

Como o botox é normalmente usado para diminuir as marcas de expressão, é normalmente usado na testa, entre as sobrancelhas e na lateral dos olhos, para eliminar os famosos “pés de galinha”. Além dessas regiões, também pode-se aplicar em outras como as extremidades das sobrancelhas, para deixá-las arqueadas, no queixo e no colo.

Aplição de Toxina Botulínica Porto Alegre

Para quem o botox é indicado?

O botox é pode ser feito em qualquer pessoa que queira melhorar alguns pontos estéticos, mas normalmente é indicado para maiores de idade. Além disso, recomenda-se que o botox tem muito melhor resultado quando aplicado para prevenção, antes mesmo das rugas que surgem em torno dos 50 anos aparecerem.

Além disso, também pode ser usado para objetivos terapêuticos, já que também é indicado para tratar a sudorese (suor excessivo) nas mãos, pés e axila. Para quem sofre de bruxismo a toxina botulínica também é recomendada.

Contraindicações

O botox não é recomendado para grávidas, lactantes (que estejam amamentando), pacientes que apresentem alergia aos componentes da fórmula da toxina botulínica ou pacientes com doenças neuromusculares.

Cuidados necessários e recomendados

O procedimento é rápido, simples e na maioria dos casos indolor. Além disso, não requer cuidados após a aplicação. É muito importante consultar e aplicar com especialistas no assunto e realizar o procedimento em uma clínica confiável e preparada para realizar o procedimento.

Agende uma avaliação!

Entre em contato com nosso equipe de Dentistas.