endodontia

Tratamentos de Canal

O tratamento de canal, também conhecido como endodontia, ​consiste na retirada da polpa do dente – tecido encontrado em sua parte interna. Quando a polpa é danificada, infeccionada ou morta, deve ser removida e o espaço restante deve ser limpo, preparado e preenchido para vedar o canal.

Antigamente, os dentes com polpas infeccionadas ou mortificadas eram extraídos.

Felizmente, hoje em dia o tratamento de canal salva muitos dentes que de outra forma teriam sido perdidos.
Os casos mais comuns em que a polpa do dente infecciona ou morre, necessitando do tratamento de canal, são quando há dentes quebrados, cárie profunda e danos nos dentes, como um trauma forte. Esse tratamento é feito em diversas etapas, realizadas em algumas visitas ao consultório.

Quando tratados e restaurados adequadamente, os dentes podem durar a vida toda após um tratamento de canal. Uma ótima e caprichada higiene bucal, exames dentários e visitas regulares ao dentista se fazem necessários, a fim de evitar novos problemas, como cáries. Além disso, como não há mais uma polpa viva que mantenha o dente hidratado, os dentes pós tratamento de canal podem se tornar quebradiços e mais sujeitos à fratura.

O tratamento de canal não é nada complexo e pode ser indolor

Apesar de assustar muitos pacientes, o tratamento de canal não é nada complexo e pode ser indolor, já que é feita uma anestesia local. Além disso, as tecnologias odontológicas avançaram rapidamente nas últimas décadas, o que torna o “sofrimento” de passar pelo procedimento mínimo, principalmente quando comparado às consequências de não realizar o tratamento.