Clareamento Dental

Como funciona o Clareamento Dental

By 29 de julho de 2019 No Comments

Cada vez mais os pacientes que chegam ao consultório procuram saber  como funciona o Clareamento Dental. Em relação à estética, é um ponto comum entre a maioria das pessoas: todo mundo quer ter um sorriso branco! Portanto, resolvemos esclarecer algumas dúvidas e explicar tudo sobre esse procedimento simples. Apesar de simples, o procedimento exige uma série de cuidados especiais para que não acarrete em possíveis problemas (quando não há o cuidado necessário).

Como funciona o Clareamento DentalO clareamento dental é o procedimento que usa agentes clareadores a fim de clarear e recuperar a cor original dos dentes ou dentes que são naturalmente escurecidos. Normalmente, essa cor é perdida ou alterada ao longo da vida. Dessa forma, essa alteração se dá a diversos fatores, como os cuidados diários, alimentação e hábitos. O clareamento é considerado um procedimento estético. Ele é realizado pelo cirurgião-dentista, veja abaixo Como funciona o Clareamento Dental.

E Como funciona o Clareamento Dental profissional?

O cirurgião-dentista aplica um gel clareador, que tem uma formulação ácida. Esse produto pode ser feito com o peróxido de hidrogênio ou com o de carbamida. Suas concentrações podem variar. O gel, quando entra em contato com a superfície dental, é ativado por um processo químico. Dessa forma, libera o oxigênio, que por sua vez quebra as partículas de pigmento que deixam o dente amarelado. Assim, essas moléculas fazem com que os dentes possam refletir mais luz, mostrando ser mais claros.

Quais os tipos de Clareamento Dental?

O Clareamento Dental pode ser realizado de duas formas. Na primeira, a caseira, o paciente recebe o material (previamente planejado e encomendado) do dentista, que orienta como usar em casa. Então, depois, o paciente deve aplicar o produto em casa, com a moldeira feita especialmente para os seus dentes. Além da caseira, há o clareamento dental a laser, que é realizado em consultório. O clareamento a laser consiste na aplicação de uma substância nos dentes do paciente. Então, após, o cirurgião-dentista utiliza um laser diretamente nos dentes, para obter o clareamento dos mesmos.

Como funciona o Clareamento DentalO clareamento caseiro é realizado na maior parte pelo paciente mesmo. O paciente deve colocar o gel (agente químico) na moldeira personalizada (conforme a orientação do dentista). O tratamento é supervisionado por ele, assim, através de visitas periódicas ele faz o acompanhamento no consultório. Normalmente o clareamento dental caseiro dura em torno de 14 dias. Por isso, é frequentemente escolhido por ser considerado “menos agressivo”.

Como funciona o Clareamento DentalJá o clareamento dental no consultório é feito da seguinte forma: o dentista aplica o agente químico oxidante super potente nos dentes. Por isso, o dentista utiliza um protetor para evitar queimaduras na gengiva e nos lábios. Depois, aplica-se o laser, que é uma fonte de energia ativadora, para intensificar o branqueamento. Dessa forma, muitas vezes o paciente chega ao tom de branco desejado em apenas uma sessão.

Então, o “tom” do branco varia muito de paciente para paciente. Isso ocorre pelo fato de que cada um tem um tom específico, determinado pela espessura do esmalte que cobre a dentina, que é amarela. O clareamento age nos minerais presentes no esmalte do dente. Ou seja, quanto mais mineralizado forem os dentes, mais branco será o resultado.

Como funciona o Clareamento DentalComo funciona o Clareamento Dental: Qual dos clareamentos escolher?

Para escolher o procedimento mais adequado, é necessário realizar uma avaliação com o cirurgião-dentista. Os casos variam muito, dependendo de cada paciente. Em alguns casos, inclusive, o dentista recomenda que o tratamento seja conjugado: os dois tipos combinados para obter melhores resultados.

Contraindicação do Clareamento Dental

É de extrema importância realizar uma avaliação prévia, pois há algumas contraindicações para o tratamento de clareamento dental:

  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com sensibilidade dentária ou irritação gengival
  • Pacientes que fizeram quimioterapia e/ou radioterapia há pouco tempo
  • Pessoas com muitas restaurações nos dentes
  • Menores de 18 anos

Como funciona o Clareamento Dental

Após o clareamento ser realizado, há alguns cuidados importantes para que o resultado seja mais efetivo e também duradouro:

Evitar alimentos com uma alta taxa de acidez (como frutas cítricas), alimentos com muito pigmento ou bebidas com corantes (como vinho tinto, cenoura, beterraba, café, chá mate e chocolate);

Higiene: seguir a indicação do dentista para a higiene bucal;

Mudar de hábitos que prejudicam a qualidade dos dentes, como tabaco, consumo de bebidas alcoólicas e uso de batons com cores fortes.

De uma forma geral, os resultados são incríveis, transformando o sorriso de uma forma natural. Agende uma avaliação e consulte qual é a melhor indicação para o seu caso.

Deixe um comentário