No século XVII um gesto simples como unir duas lentes revolucionou a ciência da época e encantou a nobreza: O mundo microscópico foi descoberto e, com ele, muitas explicações surgiram. Desde então, a exploração do que não vemos a olhos nus é sempre alvo de pesquisa e investimento. Você gostaria de saber o que acontece dentro da sua boca?

Conte com auxílio de sua Clínica de Odontologia

Sabemos a frequência com que devemos escovar os dentes, passar fio dental, utilizar enxaguante bucal. É inevitável que alguns pacientes, principalmente crianças, considere essas recomendações exageradas. Os dentistas, por estarem acostumados e, principalmente, por estudarem de forma profunda a saúde bucal, conseguem reconhecer problemas que, para pacientes podem parecer simples ou mesmo inexistentes. Afinal, o que é uma placa bacteriana senão uma porção mais amarelinha do dente, certo? Não!

Uma boa higiene bucal evita doenças

O acúmulo de restos de comida, principalmente, pode fazer com que bactérias presentes em nossas bocas se multipliquem de forma mais rápida, desregulando a flora natural da região. Esse crescimento pode gerar inflamações na gengiva, também conhecida como gengivite. Esta, se não tratada, pode evoluir para periodontite, onde há prejuízos para o esmalte do dente e possível perda de tecido ósseo. Cáries, tártaro, placa bacteriana: todos são causados da mesma forma.

Muitos não sabem, mas problemas odontológicos podem estar relacionados a outros além de dentes e gengivas. Por pequenos cortes ou fissuras na gengiva, bactérias presentes no local podem invadir a corrente sanguínea e interferir no bom funcionamento do corpo. Esse trânsito pode vir a gerar pneumonia, problemas renais, e mesmo causar uma patologia conhecida como endocardite bacteriana, infecção que afeta válvulas cardíacas . Em gestantes, esse contato pode interferir na saúde do feto, podendo levar a nascimentos prematuros. Além disso, estudos recentes demonstram que pacientes diabéticos que não cuidam de sua saúde bucal necessitam de maiores quantidades de insulina. A boa higiene bucal, visitas regulares ao dentista e prevenção são formas simples de evitar essas e outras complicações.

Check up odontológico digital

O check up odontológico digital permite a ampliação de até 60 vezes em imagens de alta resolução. Uma câmera é utilizada para gerar vídeos e imagens, permitindo que o paciente visualize a extensão de possíveis problemas e que o dentista tenha o suficiente para identificá-los de forma precoce. A avaliação é realizada como método de prevenção para diversas patologias causadas por problemas comuns de higiene bucal, como placa bacteriana, tártaro, inflamações e mesmo cáries! Essa tecnologia pode ser utilizada para gerar tratamentos precisos, efetivos e possivelmente menos agressivos .

É realizado um cadastro de cada paciente para que seja possível armazenar e comparar informações ao longo de tratamentos, por exemplo. Imagens e vídeos ficam salvos e podem ser acrescentados a laudos médicos. O intervalo entre cada avaliação varia de acordo com o caso. Além de possibilitar que o paciente compreenda melhor sua situação, ajuda a entender a necessidade e efeito de tratamentos. É uma nova forma de garantir e manter a saúde da sua boca, sem se preocupar com surpresas ao longo do tempo.

Com o auxílio desta nova tecnologia, o paciente, além de ter um tratamento e diagnóstico preciso, não será surpreendido com resultados posteriores, podendo comparar a evolução de tratamentos e mesmo compreender melhor procedimentos que, por serem simples, são negligenciados, como consultas de rotina e limpeza. A confiança entre paciente e dentista aumenta, e o benefício será um sorriso cada vez melhor e saudável.

 

Deixe um comentário